quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Sincretismo entre Xangô e São João na Umbanda

Diz-se que Santa Isabel e Nossa Senhora eram muito amigas e costumavam visitar-se. Em uma tarde, Isabel foi à casa de Maria (Nossa Senhora) para contar-lhe que teria um filho dentro de algum tempo e o chamaria João. Este bebê se tornaria João Batista. Maria, então, perguntou como faria para saber do nascimento do garoto e recebeu de Santa Isabel a seguinte resposta:
“Acenderei uma fogueira bem grande; assim você de longe poderá vê-la e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele”.
Santa Isabel cumpriu a promessa e, no dia 24 de Junho, Maria viu uma fumacinha bem distante que depois se transformou em chamas bem vermelhas. Dirigiu-se empolgada para a casa de Isabel e encontrou lá o menino João. Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outras coisas belas que representam as chamas vermelhas como foguetes, balões, etc.
Zacarias, o pai de João Batista, teria ficado mudo de alegria por vários meses quando soube que seria pai e só voltou a falar quando o filho nasceu e perguntaram-lhe o nome que daria ao menino. Ao responder “João!” uma multidão o aplaudiu e dizem que também por isso os foguetes e bombinhas fazem parte da festa, representando as vozes e aplausos da multidão que viu nascer quem mais tarde se tornaria um dos santos mais importantes da religião católica.

São João na umbanda é sincretizado com Xangô

A festa de São João é uma das celebrações dentro das festas juninas que acontece em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho.
Xangô é sincretizado com São Pedro e São João Batista, cujo poder se manifesta na pedreira, é o Senhor da justiça.
Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, bem como a estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo.

Xangô, o Senhor da Justiça

Saudação a Xangô – Kawó-Kabiesilé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Muita luz e axé para sua vida.