quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O que é um presépio de Natal?

( fig.1 - Presépio da casa Pilão de Ouro)

Assim como diversas tradições, o presépio de Natal se faz presente nas decorações de final de ano. Mas você sabe o que é e qual o significado desse símbolo natalino? Se não, prepare-se para descobrir nesse artigo.


O presépio de Natal é a representação do nascimento de Jesus Cristo. Historicamente, essa reconstituição remota a São Francisco de Assis, de acordo com o autor do livro “Natal: Teologia, tradição, símbolos”, Israel José Nery.
Para o teólogo, o santo padroeiro dos animais foi o primeiro a montar como teria sido o nascimento do Salvador. Em 1223, na época em que se aproximava o Natal, Francisco teria pedido autorização a Igreja para celebrar a vida de Jesus de “maneira nova e original”.
Naquele período, a instituição católica não permitia representações litúrgicas. No entanto, Assis pediu uma licença da proibição, a qual foi atendida. Então, em Greccio, na Itália, o frade encontrou uma maneira para reconstituir o nascimento do menino Jesus.
Para isso, levou em consideração a passagem bíblia de Lucas (2:7). “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”
Assim, “[…] A tradição, com muita imaginação, situou esse lugar como sendo uma gruta ou estábulo com feno, animais, cochos. No meio de tudo isso, Maria, José e o menino. Mas, não faltando, sem dúvida, o burrinho que transportou a família de Nazaré para Belém”

O que significa?

A representação criada por São Francisco de Assis compôs uma solene missa dirigida por ele próprio. Na ocasião, o diácono queria falar a todos sobre o nascimento de Jesus pobre.
“O presépio foi organizado por São Francisco para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica do conteúdo do mistério de Jesus Cristo, que nasce na pobreza, na simplicidade, para fazer o homem mais humano: Filho de Deus, irmão de todos os demais homens, harmonizado com o cosmos”, explica o teólogo no livro.
Além disso, todos os personagens e elementos presentes no presépio natalino possuem um significado para os cristãos. A seguir você entende um pouco mais sobre o simbolismo de cada peça.

Aqui no terreiro Pilão de Ouro, a babalaorixá  da casa tem seu presépio (fig.1), dedicado ao caboclo João Guará. Essa tradição ela faz desde seus 12 anos de idade, como já iniciações espirituais indicada pelo chefe do terreiro, o caboclo João Guará.
Dia 6 de janeiro de 2020 será o desmanche o presépio, com a famosa tradição de queimação de palhinha, como acontece na maioria dos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Muita luz e axé para sua vida.